O roteiro de sensações gastronômicas de São Roque

são roque (6)Texto e fotos: Érika Soares

Os apreciadores da boa mesa estão sempre à procura de passeios que aliem gastronomia, bebidas de qualidade e belas paisagens. A união desses elementos é capaz de tornar qualquer dia especial. É o que se encontra no Roteiro do Vinho, da Gastronomia e Lazer de São Roque, cidade que fica aproximadamente 1h30 de Campinas.

A estrada em curvas apresenta surpresas em cada um de seus quilômetros. Belos lugares, degustações de vinhos, queijos e embutidos e, pra melhorar, possui um clima agradável até mesmo no verão.

O passeio pode ser feito em apenas um dia, mas se a intenção é visitar todas as vinícolas o ideal é reservar o final de semana inteiro, afinal elas são nove oficialmente na rota, sem contar os restaurantes, adegas e lojas de produtos típicos.

Entre Sabores fez o roteiro e garimpou delícias que merecem ser degustadas e adquiridas em lugares belíssimos, que por si só, já fazem valer a pena a viagem. A vinícola Goes, por exemplo, que é conhecida por seus vinhos de mesa baratinhos vendidos nos supermercados, sabe como receber bem seus visitantes e apresenta bebidas de ótima qualidade como o prosseco Donatella, produzido com 100% de uvas italianas e os vinhos Casa Venturini, que pertencem ao grupo e são feitos em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul.

Vinhos Casa Venturini, da vinícola Goes, são feitos em terras gaúchas

Vinhos Casa Venturini, da vinícola Goes, são feitos em terras gaúchas

O lugar disponibiliza passeio agendado e monitorado para conhecer o processo de elaboração das bebidas.

Na vinícola Palmeiras além de degustar e comprar vinhos de qualidade, o visitante pode também adquirir chocolates, biscoitos e compotas, bem como aproveitar para degustar a comida italiana na Cantina Tia Lina.

Uma parada obrigatória neste caminho é a vinícola Canguera. Os vinhos Aldegheri são deliciosos e não tem como sair da adega sem pelo menos uma garrafa. Destaque para o branco Moscato Giallo e para o espumante moscatel seco.

No quilômetro quatro da Estrada do vinho encontra-se um dos locais mais aprazíveis de todo esse roteiro gastronômico. A Quinta di Olivardo já encanta por sua natureza, com seus animais e parque em frente a um lago que deixam as crianças de olhos brilhantes. Para os adultos a graça está não apenas nos vinhos artesanais, frios e queijos, mas em seus móveis antigos e nos maquinários de madeira de lei que produziam os vinhos em meados do século XX.

O espaço remete o visitante a uma viagem no tempo e no espaço. A atmosfera é portuguesa com certeza. Louças e adereços típicos dos nossos patrícios estão em exposição e no balcão o turista pode degustar calabresas, queijos e comprar uma iguaria diferenciada: lingüiça de bacalhau. Ainda ali, o restaurante português oferece pratos típicos cotidianamente e noites especiais de sardinhada e espetada portuguesa ao som de fado.

Linguiça de bacalhau é a iguaria ímpar da Quinta di Olivardo

Linguiça de bacalhau é a iguaria ímpar da Quinta di Olivardo

Para aqueles que não querem percorrer todos os quilômetros do roteiro, uma boa dica é parar na Adega do Baco, que embora pertença à Quinta di Olivardo comercializa as garrafas de outras vinícolas e produtos de São Roque. Entre as conservas, embutidos, frios e queijos vendidos no espaço, um deve ser experimentado: o salame de javali, que possui um sabor suave e baixo teor de gordura.

O roteiro do vinho, da gastronomia e do lazer possui muito mais diversão. Para saber detalhadamente sobre cada trecho do caminho acesse http://www.roteirodovinho.com.br.

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Viagens e passeios

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário